Descubra seu peso ideal!

Entre muitos cuidados que devemos ter com nossa saúde e corpo, um deles é imprescindível: saber e manter o peso ideal. Sendo de grande importância para a promoção da saúde e prevenção de doenças. Por isso, é importante conhecer seu Índice de Massa Corporal (IMC).

Se você deseja aprender a calcular seu IMC e saber da importância de estar no peso ideal, fique atento a esse Post, reunimos informações importantes sobre o assunto validado pelos nossos profissionais.


O que é o IMC?


Reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o IMC indica o peso adequado para cada pessoa, fazendo uma relação entre a massa corpórea e altura.
No entanto, não mede diretamente a gordura corporal, não contempla a estrutura óssea, massa magra, massa gorda e líquidos.
A realidade e que a importância de estar dentro do peso ideal está diretamente ligada ao estado de saúde.

Da mesma maneira que não é indicado ter gordura excessiva não tê-la de forma nenhuma também não é saudável. Ao existir um pequeno acúmulo de gordura no corpo de uma pessoa que fora acometida por uma doença, ela terá reservas de energia para se recuperar. Se houver gordura em excesso, ela pode ser acumular no fígado, na cintura e até dentro das artérias complicando a passagem do sangue, aumentando o risco de doenças cardíacas.

Aprenda a calcular seu IMC
O cálculo do IMC é feito dividindo o peso pela altura ao quadrado, Por exemplo: se uma pessoa tem 1,50 metros e pesa 50 quilogramas, o cálculo do seu IMC será o seguinte:

IMC = 50:1,50²
IMC = 50:2,25
IMC = 22,22 kg/m²

O que significa cada resultado do IMC ?


Cada índice pode indicar necessidades do corpo, porém, não tome atitudes por conta própria. Busque sempre um profissional para lhe dar as orientações adequadas e você alcançara resultados saudáveis e de maneira segura.

Confira abaixo as classificações de IMC e suas indicações.

IMC menor do que 18,5
Peso abaixo do normal. Neste caso, é necessária a busca por um especialista, para verificar a existência de algum problema de saúde causador do índice abaixo do normal, ou analisar se sua saúde não está sendo afetada.

IMC entre 18,5 e 24,9
São pesos considerados normais pela OMS. No entanto, mesmo nesta faixa de peso, deve-se ter atenção e cuidado com possíveis problemas metabólicos, principalmente se houver acúmulo de gordura na região interna do abdômen.

Índice de 25 a 29,9
Peso em pré-obesidade ou acima do peso, representando um risco maior para a saúde. Nesta causa, é imprescindível uma consulta com um especialista, pois, pode estar relacionado à pressão alta, colesterol alto ou diabetes, podendo apontar até para o hipotireoidismo. Este é o seu índice? Se sim, é tempo de consultar um profissional, realizar exames e pensar em uma reeducação alimentar e exercícios físicos.

IMC entre 30 e 34,9
Este índice indica obesidade grau um. Este peso aumenta riscos para várias doenças, como diabetes, hipertensão arterial, o infarto do miocárdio e diversos tipos de câncer. A obesidade já é considerada uma comorbidade e necessita de tratamento profissional. O indicado é consultar um especialista e receber acompanhamento adequado.

Índice de 35 a 39,9
Indica obesidade grau dois. Este peso já representa risco elevado para as doenças supracitadas. Como em todos os casos, mas neste impreterivelmente, deve-se buscar um profissional especializado e receber as orientações e medidas adequadas para obter uma saúde equilibrada.

IMC a partir de 40
Indica obesidade grau três ou mórbida. O peso neste grau apresenta problemas extremamente graves e necessita de tratamento profissional com o máximo de recursos disponíveis, incluindo até cirurgia.


Agora que você já sabe como calcular o Índice de Massa Corporal, conte para gente: como está o seu peso? O IMC é a medida adequada para você?

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *