Vamos falar sobre o suicídio?

A Drogafuji como defensora do legado “saúde” e “bem-estar”, levanta esse mês de setembro a bandeira amarela e coloca em discussão um assunto tão falado nos últimos tempos.

Falar sobre Suicídio é falar sobre a VIDA. O suicídio entre jovens no Brasil é uma questão que tem, cada vez mais chamado a atenção de profissionais da psicologia. Apesar de o grande número de casos que acontecem frequentemente no mundo inteiro, esse assunto ainda é pouco falado abertamente, por falta de informações, preconceito ou até mesmo estigma. Parece que o tema entra na lista de “assuntos tabus”.

De acordo com as estatísticas da Organização Mundial da Saúde – OMS (2017), mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida a cada ano, o que representa cerca de 2 mortes por minuto. Ela é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 à 29 anos. Aproximadamente 60% desses indivíduos morrem por não buscar ajuda.

Difícil de ouvir, mais ainda de falar: Suicídio.

Em situações em que deparamos com pessoas deprimidas ou tristonhas, a melhor atitude é: acolhê-la sem julgar e ter empatia com a dor do outro, estar junto e encarar essa dificuldade que não é “frescura” ou “ser fraco”, mas sim, “Ser Humano”, com todas as fragilidades possíveis que todos nós enfrentamos a cada dia.

Onde buscar ajuda?

Hoje a Rede de Prevenção e Fortalecimento conta com a ajuda de voluntários 24 horas todos os dias de forma gratuita, em todo o território nacional, pelo número 188.
Em qualquer outra forma de contato com o Centro de Valorização da Vida – CVV, você é atendido por um voluntário, com respeito, total anonimato, que guardará restrito sigilo sobre tudo que for dito e ouvido.

Todos os voluntários são treinados para conversar com todas as pessoas que procuram ajuda e apoio emocional. Se você preferir escrever, pode utilizar o atendimento por chat e e-mail disponível no site do Centro.

Juntos somos mais fortes ! Você compartilha dessa ideia ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *